domingo, 15 de setembro de 2013

CORRUPÇÃO... UMA MAZELA DA POLITICA.


De acordo com a vereadora Toinha Rocha (PSOL), a corrupção fez parte da formação do Estado Brasileiro. A cultura da troca de favores e do tráfico de influências, analisa, ainda está muito presente na política do País, todavia, conforme a parlamentar, o Brasil vive um “momento ímpar” em que se pode avançar ou “perder novamente o bonde”, lembrando que as ruas estão a exigir mudanças institucionais, aperfeiçoamento da democracia representativa, aumento da participação popular e do controle social.
Segundo Toinha Rocha, os favores político começaram no início da formação do Brasil. Ela aponta que quando a corte portuguesa se transferiu pro Rio Janeiro, trouxe o “costume medieval beija-mão”. “Era o momento que o monarca concedia um tempo ao povo e não era qualquer povo, diga-se de passagem, e as pessoas que participavam disto, tinham a oportunidade de fazer seus pedidos, solicitar seus favores”, explicou.
Na sua opinião, muitos gestores e parlamentares ainda têm arraigada esta cultura. “Sou eu quem dou o asfalto, sou eu quem dou a ambulância, sou eu quem arranjo a verba, fui eu quem garantiu a obra, para os que estão comigo, para os que me beijam a mão, para os que comungam com minha cartilha”, exemplifica.
Apesar do País ter avançado com a promulgação da Constituição de 1981, Toinha Rocha entende que o Brasil ainda tem muito a caminhar para a consolidação da República em seu sentido de tato público. Exemplo disso, destacou, é o trato da coisa pública como privada em diversos casos.
De acordo com ela, pessoas públicas não querem dar satisfação de seus atos e ainda se protegem esquecendo dos deveres de transparência e publicidade que exigem a função que ocupam, sejam concursados, nomeados ou eleitos. “Isto foi visto no episódio do deputado Donadon, na Câmara Federal, isto foi visto aqui, na Câmara de Fortaleza”, destacou, sem citar especificamente um caso ocorrido no Legislativo de Fortaleza.
No final de agosto, os vereadores, por 30 votos contra 5, arquivaram o pedido de cassação do mandato do vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB). O pedido foi feito pela Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que apresentava contra o parlamentar, denuncias de corrupção, improbidade administrativa e quebra do decoro parlamentar.
Conforme a vereadora, na história recente do País, do Ceará e de Fortaleza “tropeçamos” em episódios como: PC Farias e Collor de Melo, merenda Escolar, Mensalão e Trensalão. “E, também vemos, arautos da moral contra a corrupção mostrarem seus compadrios, seus expedientes que pactuam com esta cultura a ser superada, como no caso do ex-senador Demostenes Torres”, pontuou.
Para Toinha Rocha, a população tem de cobrar uma política voltada para o bem comum, voltada para a transparência e a publicidade. “Vamos promover o bem estar social, vamos contribuir para a realização de direitos. Não deixemos que tudo acabe em pizza”, defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário