quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SENADO BRASILEIRO TEM 2.991 servidores efetivos e 3.241 "indicados"


O  Senado possui atualmente  mais funcionários admitidos por apadrinhamento do que por mérito. O levantamento mostra que, após nove meses sob o comando do peemedebista Renan Calheiros, a Casa apresenta um quadro  composto por 3.241 funcionários comissionados, nomeados por meio de indicação. Já a folha dos servidores efetivos parece que encolhe rapidamente e conta, atualmente, com 2.991 pessoas.
Em Brasília o Ministério Público Federal abriu inquérito civil no mês passado, para investigar o loteamento partidário nas nomeações de comissionados no Senado. A investigação partiu da suspeita de possível abuso na contratação de um “número exacerbado” de indicados, em “prejuízo aos cofres públicos”.
Na avaliação preliminar de um procurador da República que analisa o caso, os números de 2013 configuram “claramente” o descumprimento de uma orientação do Ministério Público para que menos da metade dos cargos seja ocupado por pessoas de livre nomeação. O inquérito também  irá apurar eventual descumprimento dos direitos dos servidores efetivos e dos aprovados no concurso mais recente da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário